domingo, 22 de julho de 2012

Fortaleza Inca


Sacsahuaman é uma ruína inca perto da cidade de Cusco. Esta fortaleza murada contém blocos de pedra que pesam até 300 toneladas e foram transportadas por 50 quilômetros em terreno acidentado. O que é mais impressionante, porém, é a complexidade da ligação entre as pedras que foram cortadas e encaixadas sem nenhum tipo de argamassa. Elas se unem tão bem que não se pode deslizar um pedaço de papel entre elas. A engenharia e logística da construção faz com que muitos duvidem que seja uma obra dos Incas. O primeiro grupo de pessoas a pensar assim foi o dos próprios conquistadores espanhóis.







Rocha lisa como se tivesse sido polida ou derretida.
Mas que tecnologia teria feito isso? 


Calcula-se uma força de trabalho aproximada de 25.000 homens durante 60 anos para tal feito. Além de um enorme esforço, outro mistério ainda paira sobre a obra. Trata-se da forma como as pedras foram moldadas, lixadas ou dissolvidas que também não tem explicação. Degraus perfeitamente retos no mesmo espaço em que partes arredondadas podem ser vistas. Traços de ferramentas ou qualquer evidência de trabalho humano nunca foi encontrados, nem digitais, nem artefatos.








As rochas são encaixadas em formas perfeitas criadas em outras e assim uma se une a outra. Como foram cortadas? Que tipo de equipamento foi utilizado para medir tão precisamente? A imagem passa a ideia de que altas temperaturas derreteram as rochas e assim foram empilhadas como se estivessem dentro de formas ou como se fossem blocos de gelo.





Referências:

[Inca Architecture and Construction at Ollantaytambo]
Autor: Jean-Pierre Protzen
 

Acesse agora o link abaixo e veja mais sobre este assunto:







Ilustrações do século XVI - Alemanha e Suíça

1561 - Nuremberg
Jornal - Diário de Nuremberg
Um dos primeiros avistamentos documentados de fenômenos aéreos ocorreu em 4 de abril, 1561 na madrugada ao longo de Nuremberg, na Alemanha. O que foi descrito como uma guerra nos céus, com uma grande variedade de artesanato que vão desde esferas, lanças e cilindros. O céu estava aparentemente cheio de máquinas, chocando-se na batalha por mais de uma hora. A batalha era tal que um vencedor foi percebido também. UFOs esferóides foram vistos saindo de cilíndricos maiores. No final da batalha, surge algo parecido com uma lança negra e um supernavio. A gravura foi criada por Hans Glaser para documentar o evento. Note que a xilogravura também parece indicar que dois dos objetos podem ter caído no chão.






A ilustração abaixo é de 1566, apenas cinco anos após o acontecido em Nuremberg. Foi a vez da Suíça documentar um "confronto de esferas" no céu.
August 7, 1566. (Wickiana Collection, Zurich Central Library)
A cena é bem parecida com a ocorrida em Nuremberg. Esferas escuras foram testemunhadas pairando sobre a cidade de Basel, Suíça em 1566. As esferas apareceram ao amanhecer. Muitas tornaram-se avermelhadas e com aspecto "ardente" e aos poucos foram desaparecendo. O ocorrido foi documentado por Samuel Coccius no jornal local.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...